Segundo estudo da consultoria Phocuswright apresentado no Fórum Panrotas que aconteceu na última semana de março em São Paulo, 35 % das compras de viagem no mundo são feitas pela internet, e nos útimos quatro anos o crescimento das compras por esse meio foi de 10%. O mercado global de viagens, desde 2011, teve crescimento de US$ 200 bilhões, alcançando, em 2014, US$1,3 trilhão. A pesquisa apontou que a internet é essencial no processo, não somente nas operações de compras e reservas. Pelas redes sociais os usuários também são incentivados a viajar.
De acordo com o presidente da Phocuswright, Tony D’Astolfo, “O mercado muda muito rápido. As pessoas estão viajando mais e as redes sociais têm um papel fundamental em tudo isso. Em muitos casos, são nessas redes, a partir do compartilhamento de fotos de destinos, que o turista tem a primeira inspiração para viajar”.
O Ministério do Turismo vem monitorando o papel da internet na venda de pacotes, e de acordo com as suas estatísticas, ela é a principal fonte de informação para a organização de viagens para 37% dos estrangeiros que visitam o Brasil. Há cinco anos, os guias impressos de turismo e as recomendações de parentes e amigos eram a principal fonte para a preparação das viagens, a frente da internet.