A proposta do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, de isenção de visto para entrada no Brasil de cidadãos dos Estado Unidos no próximo ano ganhou apoio. A isenção entre janeiro e outubro de 2016 será incluída na medida provisória que altera a Lei do Ato Olímpico. A proposta ainda precisa ser aprovada no Congresso Nacional.
O diretor-executivo da Polícia Federal, Rogério Galloro e o secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Augusto Passos Rodrigues, em reunião com o ministro do Turismo, afirmaram que a segurança das Olimpíadas está preparada para a “liberação da entrada em caráter excepcional no país de cidadãos dos Estados Unidos”.
Segundo a proposta, os visitantes estadunidenses isentos do visto poderão permanecer no Brasil por no máximo 90 dias. De acordo com estimativa do Ministério do Turismo, a medida pode acrescentar até US$ 1,7 bilhão na economia brasileira.
Durante a Copa do Mundo de 2014, foi feita experiência parecida. O visto foi flexibilizado para viajantes com ingressos para o mundial.