Segundo dados do site de busca de viagens Skyscanner, o mês mais barato para se viajar de avião partindo do Brasil é março, ao passo que julho é o mais caro. Bilhetes para voos em março saem por 15% menos do que a média nos demais meses. Já as passagens para voar em julho ficam, em média, 17,5% mais caras do que no restante do ano. A tendência vale tanto para destinos nacionais como internacionais.
O Skyscanner também ajuda a descobrir qual é o melhor período de antecedência para compra de passagem. Os fatores a serem levados em conta são principalmente destino, tempo de voo e companhia aérea. Assim, o site sugere que o ideal é comprar passagens para os EUA com 6 semanas de antecedência, 10 para Itália, 16 para Espanha, 17 para Reino Unido e 19 para Portugal.
Para voos de companhias aéreas de baixo custo, o Skyscanner sugere que comprar as passagens com quatro semanas de antecedência é a melhor maneira de garantir o melhor preço possível da passagem aérea. O mesmo vale para voos de curta distância. No caso de uma companhia aérea regular, o melhor é comprar o bilhete cinco semanas antes do voo. Já para voos de longa distância, é preciso planejamento: a antecedência ideal é de 28 semanas.
Para conferir o infográfico na íntegra, clique aqui.