Publicado em 25 de outubro de 2016 às 16:44

5 lugares para não deixar de conhecer em Dubai

Veja os melhores pontos turístico - e algumas curiosidades - que qualquer turista precisa conhecer na cidade onde todos os recordes são batidos!

Quem não quer conhecer Dubai, nos Emirados Árabes Unidos?

A verdade é que quando se fala na cidade logo vem à mente o lugar onde todos os recordes são batidos e nada parece ser impossível. Bem, isso não deixa de ser verdade.

Construções magníficas são encontradas por toda a parte, como, as que mais atraem a atenção dos visitantes, o Burj Khalifa, considerado o mais alto do mundo, e o Burj Al Arab, com a forma de uma vela.

A tradição e tudo o que há de mais moderno vivem de mãos dadas no município que foi, literalmente, construído no meio do deserto. Isso mesmo. Pode-se gastar horas visitando os souks – antigos mercados em árabe – ou os gigantes e luxuosos shoppings.

O The Dubai Mall, abriga, além de 1200 lojas, o The Dubai Aquarium e o Mall of the Emirates dá espaço para o Ski com uma incrível pista de ski indoor. Mas se o intuito é conhecer as raízes da região, a melhor escolha é conhecer o Museu de Dubai, que reúne achados arqueológicos do município.

Vale destacar: Por as temperaturas climáticas serem realmente altas no país, as atividades durante o verão, outono e primavera são realizadas dentro de shoppings, prédios comerciais e outros empreendimentos – com um potente ar-condicionado. Essa prática é conhecida como “indoors“.

Se deseja visitar os Emirados Árabes Unidos, eis um conselho: vá de mente aberta, e aceite os seus costumes tal como são, da mesma maneira que os residentes locais se ajustam aos hábitos ocidentais, que são cerca de 80% da população atual. Se animou? Então confira cinco ambientes que turistas não devem deixar de visitar:

Al Mamzar Beach Park

dubai-1

O Al Mamzar Beach é o ambiente que fica mais afastado dos pontos turísticos de Dubai, junto à fronteira do emirado de Sharjah. É um lugar para quem quer, principalmente, tranquilidade. Alguns o consideram como a melhor orla da cidade.

Atlantis, The Palm

dubai-2

Simplesmente extraordinário, como muitas construções em Dubai, o hotel está construído sobre a famosa ilha artificial com forma de palmeira – Palm Jumeirah – e é acessível via táxi ou monocarril, desde a Marina do Dubai. Além disso, dá para curtir um dia inteiro no parque aquático da famosa hospedagem, que possui piscinas de ondas, tobogãs e até atividades com golfinhos.

Marina do Dubai

dubai3

A marina de Dubai, que é a maior lagoa artificial do mundo e possui um arranha-céu fantástico, fica cerca de vinte minutos de carro do centro de Dubai. Perfeito no inverno, onde as temperaturas ainda são altas, para passeios e jantares com os amigos em um dos restaurantes que fica sobre a lagoa. Junto à marina existe, também, a famosa praia do Barasti Club.

Burj Al Arabe e Souk Madinat Jumeriah

dubai4

É o mais emblemático do Dubai. O complexo que inclui hotéis, lojas e restaurantes, chama a atenção pela sua paisagem, no entanto, a experiência no local não costuma sair barata, mas quem já foi diz que vale, muito, a pena! Dentro do Souk existem canais e é possível se deliciar em um passeio de barco. Mas se você prefere agitação, casas noturnas também são encontradas no ambiente.

Downtown e Burj Khalifa

dubai5

É um dos lugares mais emblemáticos da cidade, pois é onde encontra-se o maior centro comercial do mundo, o Dubai Mall, junto da maior fonte do mundo, a Dubai Fountain com os seus espetáculos de jatos de água. O famoso Souk Al Bahar, ao lado da fonte, tem várias discotecas e restaurantes com diferentes tipos de gastronomias. Dica para o turista: vale subir até ao piso de observação do Burj Khalifa. Lá é possível observar uma vista panorâmica do município. Quer mais?

CURIOSIDADES

Quase todos sabem que, além dos costumes, muitas características diferem um país ocidental de um de religião islâmica. No entanto, você sabe quais são as principais – ou as mais chamativas – curiosidades de Dubai? Veja abaixo:

Sem calçadas:

Como Dubai foi construída no deserto, que é a paisagem natural dos Emirados Árabes Unidos, durante o dia é quase impossível caminhar ao ar livre, o ar é úmido e a temperatura chega a 50°C, por isso, é difícil encontrar calçadas pela cidade. Dá para acreditar que, muitas vezes, para atravessar uma rua, é preciso chamar um táxi pela ausência da calçada? No entanto, a sua falta não proíbe a passagem dos pedestres. Um pequeno número deles se aventura no calor e na areia.

Metrô com divisão de sexos:

Por ser um pais de religião islâmica, é muito comum encontrar academias, lojas, espaços e regiões onde somente as mulheres são bem-vindas – e isso inclui até o metrô. A passagem para a viagem não muda, mas há um espaço restritamente reservado para o público feminino. As mulheres não são obrigadas a usá-lo, podendo optar por viajar em qualquer outro vagão, mas muitas utilizam o benefício.

Vida noturna:

Se você quer virar a noite durante a sua experiência em Dubai, esqueça! Os pubs e bares só funcionam até as 3h da manhã. Isso mesmo, sem exceção. Quando dá o horário, as luzes são acessas e o público tem de ir embora. Entretanto, existem, sim, as ‘after parties’. Contudo, para participar de uma, você precisa ser convidado ou conhecer alguém que está bancando a festa.

Álcool com licença:

Para os que ainda não sabem, a maioridade em Dubai é aos 21 anos. E caso você queria comprar uma garrafa de vinho, champagne ou cerveja, precisa tirar uma licença que é paga e fornecida para você nas próprias lojas onde o álcool é vendido. Portar álcool sem ter a licença pode resultar em multa e cadeia. Fica esperto!

Dinheiro na mão:

Por costume e – principalmente – precaução, brasileiros não têm o costume de andar com grande quantidade de dinheiro na carteira, não é mesmo? Por outro lado, em Dubai, a prática ocidental não se aplica! Enquanto estiver conhecendo a região, guarde o quanto puder consigo, pois muitos estabelecimentos ainda não aceitam cartão de crédito. As praças de alimentação em shoppings, por exemplo, só aceitam que o pagamento seja feito em dinheiro.

COMO CHEGAR

De fato, não é difícil para os viajantes brasileiros aterrissarem em Dubai. Muitas companhias aéreas fornecem a operações diretas e com conexões. Mas uma coisa é certa: é necessário disposição.

A Emirates Airlines oferece frequências diretas de São Paulo, Aeroporto de Guarulhos, para Dubai, com duração de 14h30. Outras opções são: Qatar Airways, Turkish Airlines, KLM, Lufthansa e Iberia que realizam conexão em seus hubs. *As informações são do “Viaje aqui” e “Volta ao Mundo”.