1. Itamambuca – Ubatuba
Praia de areias claras, já foi palco de diversas competições do surf brasileiro, seu swell constante, proporciona aos surfistas longas direitas e a possibilidade de arriscar uma maior quantidade de manobras. Ao se preparar para entrar no mar, prefira entrar pelo canto direito da praia, onde há um canal que conduz mais facilmente os surfistas para além da arrebentação.
2. Vermelha do Norte – Ubatuba
Praia de areia grossa, possui ondas rápidas e tubulares. Além de repleta de surfistas, essa praia recebe também grande número de visitas de não surfistas, pois possui, rente à faixa de areia, restaurantes, bares e até uma balada.
3. Maresias – São Sebastião
Praia com areias brancas e água cristalina, possui um total de 5 km de extensão. Conhecidíssima, devido a excelência de suas ondas que quebram quase o ano todo, é a anfitriã do único campeonato de ondas grandes de São Paulo. Maresias, além da linda praia, também proporciona diversificados números de restaurantes. Fique atento, a praia passa uma falsa impressão de facilidade para os surfistas novatos, mas seu mar vira rapidamente. Atente-se aos surfistas locais, eles não gostam de ser atravessados.
4. Camburi – São Sebastião
Praia de areias brancas e mar de águas claras, onde você encontrará muitas ondas perfeitas. É um dos points preferidos pelo adeptos do Surf em São Paulo, então você encontrará um crowd bem intenso, principalmente aos finais de semana. Além da praia, os visitantes encontram grande número de lojas de artes típicas da região.
5. Paúba – São Sebastião
Praia pequena, mas com ondas rápidas e pesadas. Quebram rente à uma bancada rasa de areia, formando um dos melhores tubos Paulistas. Seu mar não é constante, geralmente é maior nos meses de Abril à Novembro. Se você está aprendendo, não se arrisque nesta praia. Ela é indicada aos surfistas mais experientes.
6. São Pedro – Guarujá
É quase um “Secret Point” paulista. Localizada num condomínio fechado, na estrada sentido prainha branca, essa praia linda de areias brancas e mar azul fica entre dois morros e é quase deserta. Suas ondas não são constantes, mas geralmente quando há onda no Tombo, também há boas ondas em São Pedro. Por ser localizada dentro de um condomínio fechado, existem certas restrições aos visitantes, que precisam se identificar na portaria com RG. Após se identificarem, os seguranças lhe fornecerão um cartão com número, que corresponde à uma vaga, onde você deverá estacionar seu carro. O número de visitantes é limitado. Ao atingir lotação ninguém mais entra até que alguém saia. Se quer aproveitar, chegue cedo.
7. Tombo – Guarujá
Localizada no litoral sul de São Paulo, devido a sua proximidade com a cidade, nos fins de semana de sol sempre está cheia, tanto de surfistas, quanto de banhistas. O Tombo possui mar bravo, mas, é ótimo para o surf. Fique atento no mar, os locais não gostam de ter suas ondas rabeadas então, seja consciente na remada.
Autor: Vinicius Sá Moura