Publicado em 12 de agosto de 2016 às 13:23

Aruba inusitada: conheça curiosidades da Ilha Feliz

Em Aruba, há coisas que você já sabe que vai ver: paisagens de tirar o fôlego e praias paradisíacas. Agora, veja o lado B da região!

Ah, a tão sonhada “Ilha Feliz”!

Quando se fala em Aruba, horizontes dignos de cartões postais, praias paradisíacas e águas calmas logo vêm à mente, não é mesmo?

Com suas orlas serenas, quase sem ondas, e hotéis com uma bela vista para o mar, a região é uma mistura da antiga colonização holandesa agregada às mudanças causadas pela forte presença do turismo norte-americano.

Entretanto, não são apenas lindas praias que compõem o local. Digamos que existe o lado b da ilha, com fatores curiosos que a maioria dos viajantes, talvez, nem imaginavam que ali existiam, confira abaixo:

CACTOS GIGANTES

Reprodução/AFT

Reprodução/AFT

Aruba tem o clima tropical semiárido, cerca de 28º, o que significa que a paisagem é pitoresca e distinta de outras ilhas no Caribe e está longe da rota de furacões. Com a vegetação desértica, você verá muitos cactos por lá. Um deles, o stenocereus griseus, é uma espécie que pode atingir até 9 metros!

FLAMINGOS

Reprodução/AFT

Reprodução/AFT

Animais raros e belos como os flamingos são encontrados na paz de seu habitat natural predominantemente na ilha Renaissance. A natureza em Aruba é selvagem.

IGUANAS

Reprodução/AFT

Reprodução/AFT

Iguanas e alguns lagartos que reinam há séculos na ilha são facilmente encontrados em Aruba. Mais facilmente do que você imagina. Os répteis amam o clima e o sol de Aruba, portanto estão por toda a parte.

OS DOIS LADOS DA ILHA

Reprodução/AFT

Reprodução/AFT

Poucas ilhas paradisíacas e com a infraestrutura como a de Aruba são pequenas o suficiente para serem completamente conhecidas durante um período curto de férias. Em sua totalidade, a Ilha Feliz tem 181 quilômetros quadrados, tendo ainda a possibilidade de se ver o mar dos dois lados. Para os mais aventureiros, o topo da colina Hooiberg – um dos pontos mais altos da ilha – garante vistas incríveis da costa.

CERVEJA COM ÁGUA MARINHA

Reprodução/AFT

Reprodução/AFT

A ilha não tem fontes da água doce e, por isso, a solução para que todos possam ter esse bem essencial foi dessalinizar a água do mar, o que eles fazem desde 1903. Toda a água da ilha passa por esse processo – você pode até beber água da torneira, já que é a mesma que a engarrafada. E é essa água que é utilizada para produzir as cervejas locais: Balashi e Chill.

A ÁRVORE QUE NUNCA SECA

Reprodução/AFT

Reprodução/AFT

A wayaka é uma árvore nativa da região que nunca seca, uma vez que suas raízes buscam líquido e praticamente não há necessidade de regá-la. No Parque Nacional Arikok é possível encontrar wayaka o ano inteiro, ainda que o local “sofra” com a falta de chuvas. *As informações são do portal “Papo de Turista”.

Como chegar na Ilha Feliz

A ilha é um território autônomo neerlandês do Caribe, ao largo da costa venezuelana. Além da Venezuela, os seus vizinhos mais próximos são Curação, São Martinho e a Península de La Guajira.

Não existem frequências diretas do Brasil para Aruba. As opções mais fáceis para viajar são a Avianca Brasil, com conexão em Bogotá, e a Copa Airlines, através do Panamá.