Já mostramos que existem inúmeras razões e, principalmente, lugares que farão com que você arrume as suas malas e embarque em um voo em direção do Marrocos, no Norte da África.
Não viu ainda? Está esperando o que? Clique aqui e confira.
Por outro lado, se você visualizou as cidades e os aspectos que dão vida ao país, com certeza notou que é no município de Fez, que além de ser considerado a capital cultural do território muçulmano e igualmente famoso por seus mercados e artesãos, é onde está localizada a maior e mais importante biblioteca do mundo, a Al Quaraouiyine, fundada no ano 859 por uma mulher, Fatima al-Fihri.
Nela, é possível encontrar mais de 32 mil manuscrito incluindo textos sobre o islamismo, ciência e matemática. O espaço histórico inclui não só uma biblioteca, mas também uma famosa mesquita (na qual apenas muçulmanos podem entrar) e uma universidade considerada pela UNESCO como a instituição educacional mais antiga do planeta.
O ambiente ficou restrito para visitantes por três anos – sendo acessado apenas por estudiosos – e será reaberto até o fim deste ano. A biblioteca recebeu uma grande intervenção estrutural. Cercada por pátios e arcos, ganhou nova pintura e um reforço nas arcadas milenares esculpidas em madeira. Para preservar ainda mais as obras raras, a biblioteca abriga um novo sistema de canais subterrâneos, que eliminam boa parte da umidade e evita que os livros e manuscritos sejam danificados.
No entanto, o grande destaque diz respeito à segurança. Quando retomada as atividades, ganhará uma sala especial climatizada, com quatro bloqueios que visam preservar a integridade dos exemplares. Calcula-se que uma das obras mais antigas é uma cópia do Alcorão escrita no século 9.