Viagens religiosas são uma das práticas mais antigas do mundo. Desde os tempos mais remotos, peregrinos percorriam longas distâncias em busca de cura, milagres ou agradecimento – tendência que se mantêm, em outros moldes, até hoje.
Os lugares sagrados estão nas mais diversas localidades: Mianmar, Japão, China, Peru, Cambodja, Espanha, Portugal… Todo o globo guarda verdadeiras maravilhas da fé, construídas para venerar símbolos de muitas religiões diferentes.
Para esta lista, optamos por selecionar quatro lugares incríveis – muito importantes para o cristianismo.
1. Santiago de Compostela
Essa pequena cidade, situada na Galícia, a noroeste da Espanha, abriga uma majestosa catedral que é famosa por conter os restos mortais de Tiago, um dos doze apóstolos de Cristo. O nome da catedral faz menção ao apóstolo e a lenda de que um eremita, em 813, teria encontrado os restos mortais de Tiago iluminados por uma chuva de estrelas – compostela significa, em galês, “campo de estrelas”. Desde a idade Média, muitos fiéis escolhem chegar a basílica percorrendo o caminho. Hoje, não só cristãos o fazem: muitos ateus e pessoas em busca de uma experiência religiosa percorrem essa jornada, eternizada em livros e filmes, e considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO.
Mas não há apenas um caminho que leva a Santiago: o mais famoso é o francês, mas há também o Caminho Português (a partir de Braga e Porto), o Caminho Sudeste-de la Plata, o Caminho de Fisterra-Muxía e o Caminho Inglês (onde o ponto de partida é o porto de La Coruña). Todos os caminhos são bem longos e tem atrações para serem vistas. É possível conferir cada uma delas no site: http://camino.xacobeo.es/puntos-de-interes. Para quem pretende fazer o caminho, o mais importante é levar um tênis de caminhada confortável, comer bem e se hidratar. O melhor período para ir é entre maio e o início de junho ou entre setembro e novembro, evitando os picos de frio e calor na Espanha.
2. Santuário de Fátima
A cidade de Fátima, a 127 quilômetros de Lisboa, abriga um dos maiores santuários religiosos de Portugal. A lenda conta que, naquela cidade, Virgem Maria teria feito uma série de aparições para três crianças, o que transformou o local em um ponto de peregrinação de fiéis em busca de fé e milagres. A cidade possui diversas construções religiosas, antigas e modernas, em devoção a Virgem. Para chegar ao local o melhor é ir pelas rodovias, de carro ou ônibus, ou pegar um trem.
3. Vaticano
O Estado independente localizado dentro de Roma é o grande centro do cristianismo no mundo. Há muitas atrações: a pequena Capela Sistina, a majestosa Basílica de São Pedro, o Castelo de San Angêlo, a Biblioteca do Vaticano e seus museus – todo o lugar respira história, poder e religião. Para os fiéis que desejam ver o Papa de perto, a benção dominical é um bom momento e ocorre toda semana, na Praça de São Pedro, ao meio dia.
4. Jerusalém
Uma das cidades mais disputadas do mundo, Jerusalém é sagrada para cristãos, islâmicos e judeus. Visitar a cidade é mergulhar no passado e tem diversos pontos de atração como o Santo Sepulcro, onde acredita-se que Jesus resucitou, a Via Crúcis, caminho por onde Cristo carregou a cruz, o Muro das Lamentações, onde teria existido o Templo de Salomão e a Esplanada das Mesquitas, onde fica a terceira mesquita mais importante para os islâmicos. Fique atento: apesar de suas belezas, a cidade é um ponto de disputa e tensão no Oriente Médio. De tempos em tempos, eclodem os conflitos – por isso, antes de embarcar é bom saber se a região não está sendo atacada.
Lugares religiosos no Brasil
Mas, e no Brasil? Mostramos acima alguns locais incríveis, porém distantes de nosso país. Também temos, em nossa terra, alguns lugares de devoção. É o caso de Aparecida do Norte, cidade localizada no Vale do Paraíba, que possui um dos maiores santuários do mundo dedicados à Maria. Reza a lenda que, alguns pescadores, encontraram uma imagem quebrada no rio e depois disso pescaram muitos peixes numa época de escassez. Foi atribuído caráter divino ao evento e “Aparecida”, como ficou conhecida, foi declarada padroeira do Brasil. Hoje, o local atrai muitos fiéis em busca de proteção e agradecimento
Também há as cidades históricas em Minas Gerais e a Igreja do Senhor do Bonfim na Bahia. Mas o país tem muitos outros lugares especiais – apesar de não serem considerados sagrados na religião cristã, locais de grandiosas belezas naturais como a Chapada Diamantina e a Chapada dos Veadeiros que são considerados sagrados por muitas pessoas, devido à sua rica natureza e energia única.
Por Júlia Cerchiaro