Se você prefere as estações mais frias do ano, com certeza vai gostar de saber que existe um município brasileiro onde as temperaturas podem chegar a -10ºC nos invernos mais rigorosos.
Isso mesmo, você não leu errado!
Estamos falando de São Joaquim, a cidade mais fria do Brasil. Devido a suas baixas temperaturas, a região é uma ótima oportunidade para aqueles que querer conhecer a neve sem precisar viajar para outro país.
Localizada na Serra Catarinense – a mais de 1.300 metros de altitude -, o local não é bem um ambiente turístico, diferentemente de outras regiões serranas, como Gramado e Bento Gonçalves. São Joaquim só tem um grande atrativo: o próprio frio. Basta a previsão do tempo indicar uma frente fria para os visitantes correrem para a cidade.
Ficou interessado em conhecer São Joaquim? Separamos algumas das principais atrações da cidade, confira!
A Villa Francioni é de longe o ponto mais conhecido do município. Considerada uma das maiores vinícolas de Santa Catarina, o ambiente oferece degustação de seus vinhos, explicando um pouco mais sobre o processo de fabricação de algumas das variações da bebida.
No Centro, o ponto de referência é a Igreja Matriz de São Joaquim, que foi construída no início do século 20 com pedras retiradas da Serra Catarinense. O passeio é uma boa pedida para quem gosta de história e conhecer lugares novos. Nos arredores, encontram-se os melhores restaurantes e hospedagens da cidade.
Para quem procura diversão, o Parque Snow Valley é uma ótima escolha. Com grandes áreas verdes, a atração tem excelente infraestrutura de trilhas, restaurantes, lanchonetes, e também se destaca pelas atividades radicais. Tirolesa, arvorismo, pêndulo e muro de escalada são algumas das atrações do local. Além disso, o Vale da Neve também oferece hospedagem aos turistas.
Como chegar
Se você pretende chegar a cidade mais fria do Brasil de carro, aí vai mais uma dica: de Florianópolis, a melhor opção é seguir pela BR-282 até Urubici. Chegando lá, basta pegar a SC-430 até São Joaquim. O percurso dá um total de 230 quilômetros. *As informações são do “Guia Mais”.