Era para ser a entrada de mais uma delegação de atletas na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Contudo, Pita Taufatofua, lutador de taekwondo que desfilou com o corpo coberto de óleo portando a bandeira de Tonga, conseguiu chamar a atenção do mundo.
Para a maioria dos brasileiros, o país é desconhecido, entretanto, para alguns mochileiros a região já constava na lista de destino dos sonhos. Mas afinal, onde fica e o que tem o Tonga?
O Reino de Tonga, nome oficial do país formado pela união de 177 ilhas que levam o mesmo nome, é uma monarquia formado por um conjunto de ilhas paradisíacas do Oceano Pacífico. Faz fronteira com as Ilhas Cook, da Nova Zelândia, e com Fiji e está vinculado geograficamente à Polinésia.
A ilha foi descoberta em 1616 por holandeses e até 1970 fazia parte do território britânico. Até hoje o reino é um império constitucional, comandado pelo rei Tupou VI desde 2012. As línguas oficiais da ilha são tonganês e inglês.
A capital Nuku’alofa está localizada na ilha mais povoada, a Tongatapu, que fica a cerca de três horas de voo de Auckland, na Nova Zelândia. As outras são absolutamente intocadas, e repletas de praias cristalinas com incrível biodiversidade marinha.
Segundo uma reportagem do “Pure Viagem”, se hospedar na metrópole é a melhor opção. Na ilha de Tongapatu, uma das praias mais frequentadas é Ha’atafu, que tem águas cristalinas. Outro destino famoso entre mergulhadores é Haʻapai, um conjunto de ilhotas e atóis com orlas exclusivas e baixíssima densidade demográfica.
Como chegar
Infelizmente, ainda não há frequências diretas do Brasil a Tonga, e pouquíssimas companhias aéreas operam no país. Para aterrissar, o passageiro tem de fazer, pelo menos, duas escalas: uma na Europa e uma na Nova Zelândia. A Air New Zealand, a Virgin Australia e a Fiji Airways costumam operar no arquipélago.