Publicado em 5 de dezembro de 2014 às 16:57

Para curtir a natureza das mais variadas formas, viaje para Brotas

Localizada no Estado de São Paulo, Brotas surgiu em 1839 quando uma capela foi construída na região e em seu entorno começou a formar-se um povoado. Em 1841 tornou-se um distrito de Araraquara, foi transferida pra Rio Claro em 1853 e, em 14 de fevereiro de 1859, tornou-se um município.

Durante muitos anos teve uma economia baseada na plantação de café, passando por seu auge no início do século XX, até que o produto entrou em crise. Hoje ainda possui uma economia predominantemente agrícola, com destaque para a cana de açucar e a laranja. Além disso, tem como grande fonte de renda o turismo de aventura.

Com um grande manancial hídrico que tem como destaque o rio Jacaré Pepira, Brotas é repleta de quedas d’água. Também é rica em mata nativa e tem preservada uma grande biodiversidade animal e vegetal. Assim, possui um potencial enorme para o ecoturismo, turismo de aventura ou turismo rural e já se concretizou como referência para a prática de diversos esportes radicais. Se você procura um local para viver algumas aventuras ou simplesmente relaxar perto da natureza, Brotas é o lugar certo.

cachoeira-brotas
- Foto por Marcio Okabe com CC

O que fazer em Brotas?

As principais atividades de Brotas giram em torno do turismo de aventura. Assim, entenda abaixo como funcionam alguns dos esportes radicais que podem ser praticados por lá e o que você precisa fazer para experimentá-los:

Rafting

Atividade praticamente obrigatória para quem vai à Brotas, no Rafting você desce um rio passando por corredeiras e quedas, tudo isso em um bote que abriga de 6 a 8 pessoas, incluindo um condutor. Ainda em terra ou passando por águas calmas, é realizado um treinamento para que você aprenda o que fazer diante de cada comando do condutor. Depois que já tiverem treinado bastante os movimentos, começa a chegar a párte mais agitada do rio e a adrenalina toma conta.

Existem atividades similares ao rafting que são oferecidas em algumas agências. Entre elas está o Kayak Rafting, que deve ser praticado pelos mais corajosos, já que o bote para 3 pessoas, além do condutor, é mais rápido e proporciona um contato maior com o rio. Outra opção é o Bóia Cross, atividade um pouco mais tranquila, já que em cima de bóias individuais os participantes descem trechos mais calmos do rio.

rafting-brotas-2
- Foto por Denise Mayumi com CC

Canionismo

O canionismo consiste em descer cachoeiras utilizando as técnicas do rapel. A atividade pode acontecer em locais mais próximos à queda , fazendo as pessoas se molharem bastante, ou mais distantes, garantindo descidas mais secas. A altura em que acontecerá também varia de acordo com a cachoeira, mas no geral é bem grande, então vá preparado para se pendurar a muitos metros de altura e curtir a vista maravilhosa da descida.

É interessante saber que o canionismo diz respeito à descida de um canyon e, assim, de mais de uma cachoeira. Já o cachoeirismo é uma atividade que acontece de modo similar, mas na qual as pessoas descem apenas uma cachoeira.

Arvorismo

No arvorismo os participantes vão de uma árvore à outra passando por diferentes pontes, cada uma feita com um tipo de obstáculo. Os níveis de dificuldade variam bastante e, enquanto algumas travessias são extremamente simples, outras são verdadeiros desafios.

Em Brotas o arvorismo pode ser encontrado, no geral, em parques ou sítios das agências de turismo. Assim, a atividade costuma acontecer mesclada com tirolesas e é possível realizar nesses locais outros esportes como trilhas e rapel. Além disso, nos diferentes lugares o arvorismo tem características específicas, como mais ou menos estações e altura maior ou menor, de modo não faltam opções para escolher aquele que lhe parece mais legal.

Tirolesa

Na tirolesa você realiza uma travesssia entre dois pontos sentado em uma cadeirinha que deslizará por um grande cabo de aço. Em Brotas é possível praticá-la em diversos formatos.

Existem tanto descidas em que você vai da plataforma para a terra, quanto outras em que você cai direto na água. Também é possível optar por descer não sentado numa cadeirinha, como acontece tradicionalmente, mas preso pelo peito em posição de voo. Além disso, existem opções mais altas, mais baixas, mais compridas ou mais curtas.

No geral as agências oferecem uma série de tirolesas que são realizadas uma em seguida da outra. No Voo do Tarzan, por exemplo, são 1800 metros de tirolesa, com cinco descidas diferentes realizadas a 120 metros de altura. Com o Canopy Fly é possível realizar a, já citada, descida em posição de voo. Já no Parque Aventurah!, você termina a travessia de 150 metros caindo dentro de um lago.

E é só o começo…

Além de todas as atividades que já foram citadas, em Brotas você pode fazer uma grande quantidade trilhas, diferentes tipos de cavalgadas, andar de quadriciclo, visitar cachoeiras ou passar o dia relaxando em diversos locais.

Como fazer tudo isso?

Para aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer em relação a Ecoturismo e esportes radicais o ideal é procurar uma agência de turismo e ver o que ela tem a oferecer. Andando pelo centro de Brotas você vai encontrar diversas opções, como Águas Radicais, Território Selvagem, Alaya e Aventurah!. Passe por quantas conseguir, pergunte como são as atividades e quais seus preços e depois compare para escolher a melhor opção. É importante saber também que no geral as atividades acontecem em dois horários por dia: às 9h00 e às 14h00.

Algumas agências possuem parques em que é possível passar o dia inteiro aproveitando o espaço com um serviço de dayuse, alguns exemplos são o Alaya Centro de Aventuras e o Aventurah! Ecoparque.

brotas-tirolesa
- Foto por Marcio Okabe com CC

A noite em Brotas

Os lugares mais agitados da noite brotense são o Brota’s Bar e o Zuma Club. O primeiro é um restaurante com decoração baseada na própria cidade. Construído onde ficava um casarão antigo, muito do que vemos nele hoje foi reaproveitado do prédio original, criando no bar uma ambientação rústica bonita. O cardápio tem bons pratos, mas os preços são um pouco salgados. Já o Zuma Clube é a única danceteria da cidade, frequentada pelas pessoas da região que gostam de baladas.

Outro passeio muito legal para a noite brotense é o Observatório e Planetário da Fundação Céu. Lá é possível conhecer um pouco mais do univeros em um grande planetário ou fazer observações do céu através de telescópios, entre outras atividades. Além de oferecer essas atividades, a Fundação Céu foi criada para promover a divulgação e o ensino de Astronomia, Biologia e Geologia, entre outras ciências.

Como em Brotas as atividades começam cedo e costumam cansar bastante, uma das melhores coisas a se fazer à noite é ficar no hotel descansando e, quem sabe, observando o belo céu estrelado da noite brotense. Relaxe bastante e guarde as energias para aproveitar o dia seguinte.

Onde comer?

Em Brotas é possível encontrar restaurantes simples e baratos com boa comida. Para quem prefere uma maior sofisticação, também existem locais de excelente qualidade, alguns que pesam mais no bolso e outros com valores bem razoáveis.

O Brota’s Bar, já citado a cima como um dos principais locais onde acontece a vida noturna da cidade, é uma opção que oferece bons pratos, ainda que com preços mais altos. Outro restaurante legal é o Malagueta, que tem um ambiente agradável e oferece tanto a possibilidade de comer à vontade por um preço fixo quanto de pedir à la carte, pagando valores bem razoáveis. Além disso, lá é possível experimentar a Brota’s Beer, cerveja local.

Se você preferir ficar pelo hotel, mas esse não oferecer comida, é possível pedir algo nos diversos restaurantes delivery da cidade e comer pizzas, esfihas ou lanches, entre outras opções.

Como chegar?

Ônibus: Saindo do Terminal Barra Funda é possível pegar os ônibus da Expresso da Prata que vão de São Paulo para Brotas em três horários diferentes: às 07h00, às 11h20 e às 18h30. A viagem é tranquila e dura, aproximadamente, quatro horas.

Carro: A cidade fica à 242 km de São Paulo e é possível chegar a ela pela Rodovia Washington Luís, pegando a saída 206 B, que dá acesso à Rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano.

Como se locomover pela cidade?

Se você estiver no centro é fácil ir comer, fazer compras ou passar em agências de turismo a pé. Porém, as atividades em geral ficam bem longe do centro e a maioria das agências não oferece transporte até os locais. Assim, estar de carro ajuda muito a economizar gastos nesse sentido.

Caso a opção tenha sido por um hotel mais afastado, o carro é importante para se locomover até o centro e chegar nos passeios. Porém, dependendo da distância, estar disposto a fazer boas caminhadas pode ser o suficiente para ir e voltar da parte central da cidade.

De qualquer modo, se você não tiver carro existe a opção de pegar um táxi para chegar nos locais mais distantes. Os preços não são baixos e devem ser combinados antes da corrida. Fique atento ao fato de que poucos taxistas de Brotas trabalham à noite, então o melhor a se fazer caso você saia neste horário é combinar a corrida com antecedência.

Onde ficar?

É possível encontrar em Brotas desde pousadas mais simples, que não deixam de ser confortáveis, até grandes resorts ou hotéis fazenda. Ter um bom lugar para dormir por lá é algo que não vai sair caro. Para escolher uma boa hospedagem uma sugestão legal é utilizar o booking.

Na hora de escolher uma hospedagem é interessante pensar se a intenção é ficar mais perto do centro ou em um local mais afastado e em meio a natureza. Existem bons hotéis e pousadas nas duas regiões e não será difícil encontrar algo de acordo com a vontade dos viajantes.

Para aqueles que buscam ficar realmente próximos à natureza ou simplesmente economizar bastante na viagem, os campings são uma boa opção de hospedagem.

Também é possível alugar casas ou sítios em Brotas.