Em meio a tanta loucura do mundo civilizado, elas ainda existem, e bem mais acessíveis do que se imagina.
A poucas horas de São Paulo, é possível encontrar refúgio em praias ainda resguardadas da destruição humana.
Ilha Comprida
Repleta de trilhas e lugares desertos, não é o destino ideal para casais com crianças, mas para aventureiros de plantão, a praia é perfeita. Ilha Comprida possui cerca de 70 quilômetros de extensão, e quanto mais distante se segue, mais desertas são as praias. Nem tão deserta assim, a Praia de Juruvaúva (foto) vale a pena conhecer, pois possui dunas enormes, de até seis metros de altura e também um navio naufragado que atrai alguns mergulhadores.
A Praia do Araçá, com dunas e sem estrutura turística, é praticamente o paraíso dos isolados, no melhor sentido do termo. Possui algumas casas simples e está localizada a seis quilômetros do centro. A Ponta da Praia , a 10 quilômetros do centro, é bastante selvagem, com areia escura, trilhas e dunas. É comum ver peixes nadando em suas águas e a noite o céu estrelado é um espetáculo à parte.
Peruíbe
Apesar das praias de Peruíbe serem muito cheias, basta seguir pela estrada Guaraú – Una para chegar a Praia do Camborê, vazia, com alguns riachos e uma área de camping. Saindo de lá, após uns 20 minutos de caminhada chega-se a Praia Deserta, cujo nome não poderia ser mais óbvio.
Ubatuba – Praia da Ponta Aguda
A única estrutura que possui são duas bicas de água potável , mas é sempre bom levar a sua garrafinha por garantia. Uma das pontas da praia forma uma linda piscina natural e o córrego que deságua no mar é de água limpa, o banho é liberado, sem sustos. O acesso aqui é feito pela Praia da Tabatinga, localizada bem na divisa entre Ubatuba e Caraguatatuba.
Ilhabela – Praia Mansa
Com este nome sugestivo, este pequeno paraíso é de quem chegar primeiro. Pequeno mesmo! São apenas 25 metros de extensão, com águas claras e coqueiros.
E para quem quer descansar ou praticar esportes náuticos, a Praia da Figueira é o lugar. Sua água mansa é propícia para pesca e mergulho. Localizada no Parque Estadual de Ilhabela o acesso pode ser feito por trilhas a partir da Praia dos Castelhanos ou da Praia de Indaiaúba. Detalhe importante quando se fala em Ilhabela: nunca esqueça o repelente!