Já pensou dormir com a cabeça em um território e os pés em outro?
Curioso, não? Pois é exatamente isso que ocorre em uma rústica e pequena hospedagem na fronteira da França com a Suíça.
Você pode até pensar “mas deve ser difícil chegar nesta hospedaria”. Mas, apesar de estar entre dois países, o local é acessível. Localizado no município de Cure, o peculiar alojamento fica a cerca de 45 minutos, de carro, de Genebra, na Suíça.
Estamos falando do simpático Arbez Hotel. Só para se ter uma noção, o ambiente é dividido em dois e, portanto, tem dois endereços, dois CEPs e, claro, duas nacionalidades, sendo, esse, o principal atrativo para os hóspedes de todo o mundo. Além dele, outros edifícios também estão divididos entre as nações.
Construído em 1862, um pouco antes de França e Suíça firmarem um novo acordo sobre suas fronteiras, o prédio abrigada um bar, do lado francês, e uma loga do lado suíço.
Desde 1921, foi transformado em hospedagem e hoje tem até um quadro que mostra exatamente onde fica a linha da demarcação. As instalações contam com dez, luxuosas, acomodações especiais com suíte e wifi gratuito.
Um fato curioso que, talvez, nem todos os viajantes saibam: durante a ocupação nazista, os soldados foram autorizados a entrar na parte francesa da construção, no entanto, uma vez que a escada do hotel está na região da Suíça, as pessoas que estavam refugiadas no segundo andar ficaram a salvo dos alemães – pois os mesmos não estavam autorizados a ultrapassar a fronteira.