Na segunda-feira (23), a Arena Corinthians, em São Paulo, recebe a aguardada disputa Holanda X Chile. O principal destino dos turistas na capital durante o período da copa tem sido os agitados bares das ruas Aspicuelta e Mourato Coelho.
Mas a capital tem muito mais a oferecer do que o agito boêmio da Vila Madalena. O próprio bairro guarda muitas surpresas para os turistas dispostos a percorrer suas íngremes ladeiras. Há, por exemplo, o Beco do Batman que concentra coloridos grafites e é um ótimo local para tirar belas fotos na estada em São Paulo. Ao lado do beco, está a loja conceito da marca carioca Farm, que vale a visita por sua bela arquitetura. Isso sem mencionar os inúmeros cafés charmosos que se estendem pelo bairro.
Nesses lugares, bem como na região dos Jardins e Moema, São Paulo, famosa por seu ritmo frenético, assiste à uma mudança: são bairros onde SP não tem pressa. Pra quem quer curtir esse lado tranqüilo, a cidade oferece muitas opções de belíssimos parques espalhados por diferentes bairros. Vinicius de Moraes, em um poema de 1954, já dizia que o “ tempo nos parques é íntimo, inadiável, imparticipante, imarcescível”. E assim o parece ser no Parque do Ibirapuera, um dos maiores da capital, que traz ares europeus para o turista que circula pela região. Já o Villa Lobos, localizado ao lado da Marginal Pinheiros, é um refúgio verde em meio ao cinza de seu entorno e uma ótima opção para quem quer praticar esportes ao ar livre. Mas, São Paulo é eclética e, aqueles que gostam de seu ritmo acelerado também encontram inúmeras opções: a Avenida Paulista, com sua correria, seus bares e cinemas são um ótimo reduto para cosmopolitas. Assim é também o centro da cidade, com seus belos monumentos, como a Catedral da Sé e a Sala São Paulo, ilhas imponentes em meio à complexidade de cenários e pessoas que as cerca.
Seja qual for a escolha, o turista em São Paulo tem muito para fazer durante a tarde: além dos parques e monumentos históricos, SP é muito rica culturalmente e tem diversos museus que valem a visita, como o da Língua Portuguesa, o MASP e, como não poderia deixar de ser, o do futebol.
Já no quesito de vida noturna, São Paulo é igualmente eclética e, sem dúvidas, uma das melhores capitais brasileiras para curtir a madrugada: os que preferem as baladas tradicionais encontram na região do Itaim o local perfeito para passar uma noite agradável – as mais luxosas casas noturnas da cidade estão na região e contam com diversas opções de gêneros musicais. O Villa Mix, por exemplo, é um ótimo local para quem gosta de dançar sertanejo universitário.
Já uma opção para quem busca agito e quer fugir das tradicionais baladas de SP é a Trackers, localizada também na região central, próxima ao célebre cruzamento da Ipiranga com a Avenida São João. O local promove festas diferenciadas, com diversas intervenções artísticas. A cena alternativa tem ganhado força nos últimos anos e festas desse gênero se realizam em diversos locais da cidade, como a Casa das Caldeiras, na Pompéia, e o Buraco da Minhoca, túnel próximo à praça Roosevelt. Mas, atenção: essas festas podem não agradar os turistas mais conservadores.
Entre o luxo do Itaim e a cena alternativa do centro, temos a região da Vila Madalena atuando como um meio termo, com casas de samba, hip -hop e barzinhos dos mais variados estilos e preços, geralmente com música ao vivo.
Assim, a Terra da Garoa é democrática e, apesar da fama de cidade feia, guarda muitas belezas – basta querer conhecê-las.
Por Júlia Cerchiaro